Fatores de Risco

Fatores de risco são condições e doenças que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Alguns podem ser evitados, tratados e controlados, como o tabagismo, sedentarismo, diabetes, entre outros. Outros não, como o histórico familiar e a etnia, mas conhecê-los serve como alerta para que a pessoa adote hábitos saudáveis e faça visitas ao médico periodicamente.

Apresenta um ou mais fatores de risco?
Ligue (12) 3632-9746 ou marque sua consulta via WhatsApp
Apresenta um ou mais fatores de risco?
Ligue (12) 3632-9746 ou marque sua consulta via WhatsApp

Bebida Alcoólica

O consumo excessivo de álcool pode ser danoso à saúde do coração e está relacionado ao desenvolvimento de hipertensão, alteração no ritmo do coração e aumento de peso.

Diabetes

Caracterizada pela elevação do açúcar no sangue, o que acarreta prejuízos sérios ao organismo. A maioria dos alimentos que ingerimos é transformada em glicose ou açúcar, utilizado como fonte de energia pelo nosso organismo. A insulina, produzida pelo pâncreas, é o hormônio responsável pela entrada de glicose nas células, que será utilizada como fonte de energia. Histórico familiar de diabetes pode aumentar significativamente o risco de desenvolvera doença. Diabetes não tratado pode levar a cegueira, doenças renais, amputações de membros e as doenças cardiovasculares. É importante fator de risco para o acidente vascular cerebral e doenças coronárias, incluindo o infarto agudo do miocárdio.

Extresse Excessivo

Consequência do ritmo da vida moderna, o estresse está relacionado ao aumento do risco cardíaco.

Hipertensão

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, doença cerebrovascular, doença renal crônica e fibrilação atrial e tem sido associada ao desenvolvimento de demência. A mortalidade aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial (PA) a partir de 115/75 mmHg. Em uma década, cerca de 7,6 milhões de mortes no mundo foram atribuídas à HAS (54% por acidente vascular encefálico [AVE] e 47% por doença isquêmica do coração [DIC]), sendo a maioria em países de baixo e médio desenvolvimento econômico e mais da metade em indivíduos entre 45 e 69 anos.

Histórico Familiar

Se familiares próximos, como pais, irmãos e avós têm ou tiveram problemas do coração, as pessoas têm mais chances de desenvolver as mesmas doenças. Este é mais um fator de risco e serve de alerta para os membros da família.

Idade

Com o envelhecimento, aumentam os problemas que afetam a saúde do coração e, consequentemente, os riscos de desenvolver doenças também aumentam.

Obesidade

Doença crônica que engloba fatores sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos. Caracteriza-se pelo acúmulo de gordura corporal,.O sobrepeso e a obesidade contribuem de forma importante para o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardíacas, e outras.

Sedentarismo

A falta de atividade física é importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. O sedentarismo contribui para o desenvolvimento de hipertensão arterial, obesidade, diabetes, colesterol elevado e outras doenças.

Tabagismo

A maior causa evitável de mortes no mundo é o tabagismo. Os fumantes têm o risco de morte súbita até quatro vezes maior do que não fumantes. O vício do cigarro aumenta as chances de ter infarto do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, conhecido como derrame, angina e outras doenças, como câncer.

Fechar Menu
WhatsApp chat

Dra. Natalia Carmona

Cardiologista - CRM/SP 146403

• Especialização em Clínica Médica pelo Hospital Luxemburgo – BH
• Especialização em Cardiologia Clínica na Beneficência Portuguesa de São Paulo

Dra. Natalia Carmona

Cardiologista - CRM/SP 146403

• Especialização em Clínica Médica pelo Hospital Luxemburgo – BH
• Especialização em Cardiologia Clínica na Beneficência Portuguesa de São Paulo

Dra. Mariah Taube

Pneumologista - CRM/SP 134230

• Título de Especialista em Pneumologia e Tisiologia
• Membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
• Membro do American Thoracic Society e do European Respiratory Society
• Especialista em Medicina do Sono pelo Instituto do Sono de São Paulo – AFIP

Dra. Heloísa Tauil

Cardiologista - CRM/SP 118049

• Título de Especialista em Cardiologia SBC FUNCOR
• Graduação: Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP)
• Especialização em Clínica Médica: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP (ISCMSP)
• Especialização em Cardiologia: INCOR-FMUSP

Dr. Paulo Tauil Jr.

Cardiologista - CRM/SP 24654

• Título de Especialista em Cardiologia SBC FUNCOR
• Graduação: Faculdade de Medicina de Taubaté
• Especialização em Clínica Médica: Hospital Universitário de Taubaté
• Especialização em Cardiologia: INCOR – FMUSP